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HORA DE IR AO SUPERMECADO!

É claro que a lista de compras do supermercado varia muito de casa para casa, e isso, só vocês dois poderão com o tempo, ir concluindo e observando aquilo que se consome mais no mês. Vocês terão também que observar, o que tem ido para o lixo por falta de consumo, e controlar inclusive, os gastos excessivos com a compra de supérfluos.


Levem em conta se os dois almoçam e jantam em casa, se a empregada ou passadeira almoçará e lanchará no trabalho e acrescente ou elimine da lista o que for conveniente.

Vamos dar algumas dicas valiosas e uma lista básica do que é preciso ter no armário, sem a preocupação de quantidade, ok?



Dicas valiosas

- Nunca comece as compras pela seção dos refrigerados, pois até o final das compras, ficarão muito tempo fora da refrigeração.



- Não vá fazer compras com fome, pois você cairá na tentação de comprar mais do que precisa.



- Não compre quando a embalagem estiver amassada ou enferrujada, ainda que a validade esteja dentro do prazo.



- Embalagens que contenham água para conservar(palmitos, azeitonas, ervilhas etc), não devem ser consumidas se estiverem turvas ou com espuma.



- Prestem atenção, além do prazo de validade, no prazo de consumação dos alimentos e obedeça o rótulo, ainda que ache que a cor e o cheiro estão bons.



- Não faça compra mensal. Nos dias de hoje, os supermercados vivem fazendo promoções semanais e isso pode significar uma boa economia no final do mês.



- Resista aos supérfluos. Procure comprar somente aquilo que será útil para sua casa.

COMO FAZER UMA BOA LISTA DE COMPRAS?

EXEMPLO DE BBEL.

Minha lista de compras de mês.

1. Na primeira coluna temos o estoque: quantidade de ingredientes e material de limpeza gastos em um mês em sua casa e em que embalagem é comprado.

2. Na segunda coluna temos os ingredientes: tipo de produto e suas caracteristicas.

3. Na terceira coluna anote a marca de sua preferência;

4. Nas outras colunas marcamos o nome de um mês em cada.



Personalizando a lista
Na lista que você salvou veja em primeiro lugar:

• Se existe algum ingrediente que você não usa e tire-o da lista.

• Acrescente algum ingrediente que você sabe que vai usar e eventualmente não está na lista

Em segundo lugar analise as quantidades:

• Se você não tem noção de quantidade, compre o que lhe recomendamos.

• Se você souber mais ou menos o que se usa em sua casa, ajustes as quantidades.

Em terceiro lugar coloque a marca que você aprecia:

• Se você não sabe qual marca comprar pergunte para sua mãe ou sogra, ou alguém que tenha experiência em administração do lar.



Iniciando a compra por sua lista

No primeiro mês compra-se o estoque inteiro e arruma-se os ingredientes nas prateleiras destinadas para isto, na ordem de sua lista.

• Em uma prateleira coloca-se tudo o que são ingredientes salgados.

• Em outra os ingredientes doces e os matinais.

• E em outra ainda, os materiais de limpeza. Não se esqueça que este local deve ser trancado e nele só se guardam ingredientes fechados.

Repondo o estoque no mês subsequente


Com a lista em mãos:

• Olhe para a prateleira que está arrumada na mesma ordem de sua lista.
Como faço para acertar o estoque?
• Ex: Se o estoque diz que você tem de ter 4 latas de atum e na prateleira ainda existe 1, você marca que naquele mês terá de comprar 3 latas para repor o estoque. E assim subsequentemente com todos os itens.
Além da verificação do que está faltando no estoque veja nas anotações feitas por sua funcionária no correr do mês se algum item precisa ser comprado em maior quantidade. Aumente-o no estoque.

Agora é hora de ajustar o estoque.
Aos poucos você vai vendo que alguns ingredientes estão sempre sobrando no estoque. Diminua sua quantidade.
Você tem em mente o que gasta em sua casa em um mês. No primeiro mês você ajustou o que estava faltando no estoque para um mês. Depois de alguns meses ajustou o que tinha demais no estoque para um mês. Pronto! Dentro do mês não vai faltar nada.
Se isto não ocorrer, veja com sua funcionária o que está acontecendo. Este é um bom jeito de se controlar o estoque de mantimentos em sua casa.
O dia anterior de fazer a compra de mês, é a hora ideal para limpar as prateleiras e as embalagens também, isto é, fazer uma faxina na despensa.
Quando a compra chegar, a despensa está em ordem e limpa.
Apenas não esqueça que os mantimentos que já estavam no seu armário devem ser colocados em uma posição para serem usados primeiro. Assim suas datas de validade nunca estarão vencidas.

 
Dicas para organizar a sua despensa e manter sua casa abastecida

• Tenha uma lista na cozinha e sempre anote o dia que terminou determinado produto, assim você acerta sua lista de compras mensal. No próximo mês, você não corre o risco de outra vez, ficar sem aquele produto.

• Produtos que tem uma validade maior podem ser estocados em maior quantidade.

• No dia anterior ao da compra do mês, limpe e organize sua despensa.

• Ao limpar a despensa, desocupe uma prateleira de cada vez. Limpe uma por uma e guarde os produtos de volta, passando um pano úmido por fora de suas embalagens.

Essa é a hora para verificar o que está faltando, para providenciar que tudo seja comprado no dia seguinte. DIA DA COMPRA DE MÊS.

• Coloque os produtos novos atrás dos que já estavam na despensa e tinham sobrado do mês anterior. Assim, você estará sempre usando os produtos que estão em sua casa há mais tempo.

• Se você comprar um alimento, use-o para que ele não perca a validade.

• Aproveite para verificar a data de validade do produto e se ele vai vencer, utilize-o em alguma receita, para não ter que jogá-lo fora em breve.

Muitos produtos, quando guardados por muito tempo desenvolvem bichinhos ou mofo.
• Se esqueceu um produto na prateleira por mais tempo? Verifique se não tem carunchos. Os carunchos são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados.

DICA: A farinha de rosca se mantém sempre fresca, sem ficar com cheiro e gosto de mofo, se você colocar uma folha de louro dentro do pote onde ela está guardada.

• Evite comprar coisas, que dificilmente usaria, só para ter na sua despensa.

• Uma despensa bem organizada deve ter sua arrumação por itens. Como já explicamos em organização de despensa: Vá lá e veja que óleos, azeite, vinagre e outros temperos devem ser colocados juntos. Depois, farinhas, açúcar, sal, café, arroz, feijão, etc. Latarias salgadas, como molhos, ervilhas, maionese. Latarias salgadas, como molhos, ervilhas, maionese. Latarias doces, achocolatados, leite condensado, leite em pó, etc.

É uma sugestão, você pode arrumar do seu jeito, mas organizando por grupo, fica mais fácil de localizar o que deseja.
Existem pessoas que se sentem seguras quando a despensa de casa está bem estocada, com tudo que ela precisa.

E a higiene deve ser muito rigorosa. São produtos que sua família irá consumir.

O local deve ser bem arejado e de fácil acesso. Se a sua casa não tem um espaço definido para despensa, reserve uma parte do armário da sua cozinha.

O alimento é um dos nossos grandes prazeres. Cuidar dessa parte, da nossa casa, com carinho é essencial.

ESSAS SÃO DICAS DA BBEL-ORGANIZAR A CASA!

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