2leep.com

PREPARE SUA COZINHA PARA AS FESTAS DE FIM ANO,COM DICAS E LIMPEZA !!!

Veja como deixar os equipamentos e acessórios da cozinha limpinhos, brilhantes e livres de bactérias.






Truques infalíveis



A gente sempre ouve dizer que a cozinha é o coração da casa. Não é à toa: passamos ali boa parte do nosso tempo. Por isso, não basta ter uma cozinha bonita e aconchegante – ela precisa estar sempre um brinco. Cuidados na limpeza de fogão, pia, geladeira, pisos e azulejos garantem um ambiente agradável, livre de impurezas e de cheirinhos ruins. Confira nossas dicas!


Pia



Água e sabão neutro são ideais para limpar tampos de inox, sintéticos e de granito. Enxágue e seque bem. Para eliminar as bactérias, lave a pia novamente com uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água. Deixe secar naturalmente. Para tirar manchas dos tampos de aço inoxidável, passe um pano limpo embebido em álcool.



Piso



Nunca misture detergente ou sabão em pó com água sanitária. Isso anula a ação desinfetante dos produtos. Para cada litro de água, pingue oito gotas de detergente. Passe a mistura com um pano. Para eliminar a sujeira pesada, prepare uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária para cada litro de água e esfregue bem os pisos.



Azulejos



Comece a limpeza pelo rejunte, retirando a sujeira mais difícil com um estilete. Em seguida, esfregue os azulejos com um pano ou estopa embebido em removedor com água, na proporção de uma medida de removedor para três de água. Deixe secar. Use uma flanela seca para dar brilho.



Geladeira e freezer



Por dentro, limpe com pano umedecido numa solução de água e bicarbonato de sódio – 1 colher (sopa) para cada 2 litros de água – e enxugue. Do lado de fora, use água e sabão neutro. Os modelos de degelo automático não precisam ser desligados para a limpeza. Não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos, que impedem a circulação do ar. Para tirar o cheiro forte, coloque um pires com pó de café.



Fogão



Use esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Enxágue e seque com um pano seco e macio. Na limpeza mais pesada, use um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com vinagre de maçã. Em seguida, lave normalmente e seque com um pano macio. Nunca use removedores, detergentes e qualquer produto que contenha soda cáustica. Além de tóxica, essa substância estraga o fogão.



É um fogão bem limpo que faz comida boa!




O fogão e o forno devem ser bem limpos todos os dias; a faxina resume-se a uma limpeza um pouco mais caprichada que a diária, na ocasião que você reservou tempo para isto.



Esponja e Sabão Neutro



Use somente esponja ou pano fino com água e sabão neutro. Use também água morna com bicarbonato de sódio para limpar o seu fogão, relata o site BBel.



Queimadores



• Os queimadores de gás também ficarão brilhando, se neles se pingar, enquanto ainda quentes, algumas gotas de limão, esfregando-os com esponja de aço e sabão de coco.



• Verifique sempre se os queimadores de gás estão desentupidos. Use para limpá-los palito de madeira ou fio de nylon.



Fogão Quente



Nunca jogue água enquanto o fogão estiver quente, pois mudanças bruscas de temperatura podem causar rachaduras no esmalte.



Limpeza do fogão por fora



Fogão de aço inox: Use um pano umedecido com álcool para remover manchas de água.



Fogão esmaltado: Limpe com um pano fino com água e sabão de coco. Seque bem.



Forno



Evite ao limpar o seu forno o uso de abrasivos, sprays e qualquer produto que contenha soda cáustica, que é tóxica, estragando a parte interna do forno e deixando resíduos prejudiciais à saúde.



Forno auto-limpante: Basta passar um pano úmido internamente. Passe muitas vezes até o pano sair limpo.



Forno cheirando a queimado: Se algo foi derramado no forno e ficou cheirando a queimado, primeiro retire as grades internas de metal cromado e em seguida coloque dentro do forno frio um prato com ½ xícara de chá de amoníaco. Deixe agir por algum tempo, enquanto estiver fazendo outras tarefas. Retire o amoníaco e lavenormalmente.




Se você em dúvidas de como limpar o forno de microondas e quer saber a maneira ideal, segue abaixo ótimas dicas .

Nunca utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes comuns para limpar o microondas.



· limpe imediatamente qualquer liquido ou alimento derramado dentro do forno.



· internamente use somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro.



· para limpeza do gabinete e porta, use pano com água e sabão neutro, em seguida limpe com um pano úmido e por fim pano seco.



· o painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco.



· o vidro da porta apenas com sabão neutro.



Remover odores



Junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que vá ao microondas.



Aqueça por 2 minutos na potência alta.



Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.


DICAS PARA LIMPAR ARMARIOS BRANCOS
 
 
 
 
Os armários ajudam a criar um ambiente agradável numa casa assim como as cores utilizadas neles. Dão harmonia e servem para muitas utilidades tais como guardar roupa em gavetas, louças e objecto de uso pessoal. Colocam-se por toda a casa tendo cada um a sua funcionalidade.




A sua limpeza exige alguns cuidados específicos dependendo da cor e do tipo de material utilizado. Para os armários brancos os cuidados devem ser redobrados porque mostram mais facilmente a sujeira, relata o site rua direita.



Para uma limpeza eficiente destes deve limpar-se a parte interna das gavetas com uma escova de dentes velha para retirar a sujeira dos cantos internos. Em seguida pode aspirar-se com um aspirador dado que a vassoura levanta pó. Depois o melhor e mais indicado é passar primeiro um pano humedecido com água e sabão neutro e depois passar um pano seco de flanela. Há quem use em vez de sabão neutro sabão de coco ou água com vinagre branco para retirar os odores.



Não se recomenda usar produtos de lustro pois escurecem a madeira e provocam manchas. O ideal para os armários brancos é limpá-los com água e leite ou aplicar directamente o leite e esfregar com flanela.



Se estiverem muito gordurosos pode usar-se sabão em pó diluído em água.



Nunca se deve borrifar água directamente nas portas dos armários pois esta pode infiltrar-se e danificar. O mesmo se aplica em relação a panos encharcados ou esponjas de aço. É melhor usar só o pano humedecido em leite ou água com o sabão neutro. Nos casos mais difíceis e envelhecidos o vim líquido é uma alternativa.



Depois de devidamente limpos e secos é conveniente colocar umas bolas de cedro sem cor e cheiro para absorver a humidade das gavetas. Para além de absorverem a humidade funcionam como repelentes. Nos armários de roupa ou gavetas podem colocar-se bolinhas ou gotas de alfazema, jasmim ou eucalipto para cheirar bem e afastar pragas.



Para evitar a dificuldade da limpeza o melhor é passá-los diariamente com um pano húmido e seco. Deste modo não é necessário o uso de detergentes.



O pano deve ser sempre macio para não riscar ou danificar a madeira. Uma limpeza correcta exige esponjas e panos adequados para evitar estragar.



Não basta limpar constantemente os armários de cozinha ou casa de banho, deve ter-se atenção às canalizações e ao grau de humidade da casa bem como se existem infiltrações.



DICAS DE COMO ECONOMIZAR GÁS EM CASA


Instale o fogão longe das correntes de ar.




. Cheque se há vazamentos na mangueira que liga o botijão ao fogão. Basta pôr um pouco de espuma de sabão nas conexões.



. Limpe frequentemente os bocais do fogão.



. Chame um técnico para regular o fogão sempre que a chama amarelar ou sair pelas bordas.



. Coloque a panela sempre no meio da chama.



. Reúna a família para as refeições, para não esquentar a comida outra vez.



. Faça o almoço com sobra para o jantar. À noite, basta aquecer a comida.



. Cozinhe com a tampa da panela fechada, para concentrar o calor.



. Antes de começar o cozimento, coloque de molho os alimentos mais duros.



. Sempre que possível, use a panela de pressão. Ela cozinha os alimentos mais rapidamente e, por isso, consome menos gás.



. Evite ficar abrindo o forno a todo momento e diminua a chama quando chegar à temperatura desejada. E otimize o uso: procure assar duas coisas ao mesmo tempo. O forno gasta o equivalente a duas ou três bocas do fogão ligadas.



. Panelas muito usadas, com o fundo arredondado ou irregular, não apoiam bem. Por esse motivo, elas aumentam o consumo de gás. Prefira as de base larga e plana.


COMO CUIDAR DAS PANELAS DE AÇO INOX
 
 
 
Segue algumas dicas para cuidarmos melhor de nossas panelas inox e deixá-las sempre brilhando para fazer bonito para a família e visitas. Relata o site Chega de Bagunça.




01) Antes de utilizar as panelas de inox deve-se remover as eventuais etiquetas e lavar com água quente e detergente;



02) Use fogo brando para evitar que o alimento grude no fundo da panela;



03) Quando a panela for utilizada no fogão a gás, a chama não deve ultrapassar a base da panela. No caso de uso em chapa elétrica, a chapa deverá ter o mesmo diâmetro ou inferior ao diâmetro da panela;



04) Sempre dissolva o sal em água fervendo ou com os alimentos, mexendo os ingredientes no início do cozimento,



05) Não aqueça o alimento colocando uma panela sobre a outra. Esse procedimento é perigoso por que cria vácuo e impossibilita a retirada da mesma;



06) Se a tampa da panela de aço inox ficar presa pelo efeito do vácuo durante o resfriamento, basta girá-la e puxar, ou aquecer novamente até neutralizar o efeito do vácuo;



07) Alguns alimentos que possuem amido, como por exemplo massas e arroz, durante o cozimento, podem deixar manchas na parte interna da panela. Essas manchas são facilmente removidas, passando um pano com suco de limão, vinagre ou a Pasta de Polir Inox (tem diversas marcas no mercado)



08) Evite deixar alimentos na panela por muito tempo; o sal também pode provocar manchas;



09) Para que a panela de aço inox fique sempre bonita e com brilho, recomenda-s lavá-la somente com detergente e esponja macia.



10) Depois da lavagem, sempre que possível enxágüe com água quente e seque imediatamente, para que a panela se mantenha com o brilho original. O cloro e as substâncias contidas na água podem deixar manchas na panela;



11) Não deixar a panela vazia sobre uma fonte de calor;



12) Deixe panelas quentes somente em superfícies resistentes ao calor.



Utensílios de cozinha




De que adianta a cozinha novinha em folha sem nada para cozinhar? Mas o ideal é ir comprando aos poucos; à medida que você vai descobrindo os pratos que gosta de fazer e comer, aprende o que realmente precisa ou não ter. (Aliás, a primeira dica é ter cuidado dobrado com os itens muito caros: só compre de acordo com as suas necessidades gastronômicas, isto é, quem não gosta de comida oriental, não precisa colocar a panela wok de titânio entre as prioridades!)




Por outro lado, também é verdade que um novo utensílio dá uma revigorada, uma reciclada no jeito de cozinhar. Recentemente, comprei uma panela antiaderente poderosa desde então, peito de frango é dourado com um nada de óleo de canola; depois de pronto, um fiozinho de azeite complementa o sabor. Mais saúde, sem perder no sabor, por causa de uma nova frigideira.






Dê um banho de loja na sua cozinha ou pelo menos tome coragem para jogar fora aquela peneira rasgada que só ocupa lugar na gaveta!



Lista básica de utensílios de cozinha

Para cortar



• 1 faquinha para descascar e cortar alimentos miúdos

• 1 faca de chef (24 cm), de boa qualidade (vale o investimento!)

• 1 amolador de facas

• 1 faca de pão (quanto mais comprida melhor)

• 1 tesoura

• 1 descascador de legumes (por puro comodismo, pois a faquinha faz o mesmo serviço)

• 1 descaroçador de maçãs, caso goste de fazer maçã assada



De forno e fogão



• 1 panela grande de macarrão com escorredor, 5 litros no mínimo (aço inox)

• 2 ou 3 tamanhos de panelas (aço inox, de preferência com tripla camada), pelo menos uma com tampa, para sopas, molhos etc.

• 1 frigideira grande

• 1 frigideira antiaderente, de preferência de titânio, que dispensa o uso de óleo

• 1 wok, para quem gosta de comida oriental

• 1 caçarola de ferro ou de barro, que vá ao forno

• 2 assadeiras retangulares

• 1 fôrma redonda de fundo falso

• 1 fôrma de pudim

• 1 fôrma de bolo inglês

• fôrmas refratárias redondas e retangulares

• 1 leiteira

• 1 chaleira

• cafeteira italiana, que vai do fogão à mesa



Não dá pra não ter



• jogo de medidores (xícaras e colheres) de aço inox ou plástico

• jarra para medir líquidos

• abridor de lata/garrafa

• saca-rolha

• espremedores: de laranja e de batata

• escorredor de louça

• centrífuga para secar folhas de salada

• 2 tábuas de cortar, de preferência de bambu

• raladores: para parmesão, para noz-moscada, para limão

• balança, de preferência digital

• tigelas para preparo: de vidro ou de aço inox

• funil

• jogo de potes de vidro com tampa

• jogo de peneiras de inox

• pincel

• rolo de massa de mármore

• pilão de aço inox

• timer

• papel-alumínio, filme plástico, papel-toalha, papel-manteiga, sacos plásticos do tipo zipa-tudo e luvas cirúrgicas para quem se incomoda com cheiro de comida nas mãos

• vários panos de prato, toalhas, esponjas e um avental



À mão, ao lado do fogão



• escumadeira

• concha

• garfão

• pinça

• fouet (batedor manual de arame)

• espátulas

• colheres de bambu

• moedor de pimenta e saleiro



CUIDADOS COM A PANELA DE PRESSÃO
 
 
 
 
A panela de pressão é um utensílio bastante utilizado pelas donas de casa para cozinhar os alimentos com praticidade e rapidez. Mesmo sendo bastante popular, os cuidados necessários para seu uso não são conhecidos por todos. Para utilizá-la sem riscos de acidentes domésticos como, por exemplo, explosões são necessários cuidados indispensáveis.




E a atenção deve começar na hora da compra da panela de pressão. Verifique se ela traz o selo do Inmetro, pois ele garante a qualidade do utensílio. É comum que as pessoas utilizem a panela de pressão sem respeitar a capacidade máxima indicada pelo fabricante. Isso pode provocar o entupimento da válvula e deformar o objeto, aumentando ainda o risco de acidentes. Por isso, calcule o volume de água e alimento que serão utilizados e ocupe no máximo dois terços do volume da panela.



Para sua segurança, é muito importante também checar a vedação da panela de pressão. Na hora de lavar, procure por frestas ou áreas amassadas na tampa, elas podem fazer com que o vapor escape e a panela não produza pressão. Verifique também se a borracha da tampa da panela de pressão está colocada corretamente.



Enquanto a panela estiver no fogo, observe se a válvula está funcionando normalmente. Se a válvula não estiver liberando pressão, pode estar obstruída. Levante a válvula para resolver o problema. Não abra a panela assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente ou colocá-la embaixo da torneira de água fria, mas sem erguer a válvula.



Depois do uso, limpe bem a panela. A tampa e a borracha de vedação devem ser lavadas à parte. Troque a borracha a cada três meses. Com o uso, ela vai perdendo a elasticidade e sua função de vedar a panela fica comprometida.



E POR FIM... CONFIRA ESSAS MARAVILHOSAS DICAS E DEIXE SUA COZINHA MARAVILHOSA!!!

DICAS DO SITE:WWW.MELHORAMIGA.COM.BR

0 comentários: