2leep.com

Churrasco do dia dos pais!

olà amigas? que tal essa ideia de fazer churrasco para seu paizão no fim de semana? postarei algumas dicas super legais para voçes não errar nesse dia tão ,maravilhoso!

Você sabia que o jeito de cortar a carne pode significar a diferença entre um bife macio e um bife mais duro? Descubra aqui um importante segredo, detalhe a que pouca gente presta atenção, mas que faz uma diferença enorme na maciez da carne.


Como cortar as carnes?


"Corte as carnes sempre no sentido contrário ao das fibras."
Como se faz isso? Basta posicionar a lâmina da faca em relação às fibras de modo que forme com elas um ângulo de 90 graus (sentido transversal). Esse procedimento garante que a faca faça o trabalho mais difícil (o de cortar as fibras), deixando ao dente o trabalho mais fácil (o de apenas separar as fibras). A título de esclarecimento, aquilo que chamamos de fibra da carne é, na verdade, um feixe ou fascículo de células musculares.

Infelizmente nem todo açougueiro sabe disso. Por isso, se você observar que a carne não está sendo cortada dessa maneira, ensine ao profissional esse pequeno segredo.
Tenha cuidado ao cortar a carne no churrasco, pois, se ela ainda estiver no espeto, a tendência será cortá-la paralelamente a ele, o que, muitas vezes, não é o ideal (por não estar necessariamente no sentido contrário ao das fibras).
Prefira sempre as facas sem serra, pois a serra rasga a carne. Use sempre facas com lâminas bem afiadas e, para cortar, faça que deslizem na carne com uma leve pressão.

Escolhendo o carvão



Talvez você não saiba, mas a escolha do carvão é muito importante. Existem diversas marcas e embalagens, e é importante saber reconhecer um bom carvão.



Os carvões feitos de madeira de acácia negra e de eucalipto são considerados os melhores, pois são homogêneos, não liberam muita fumaça, têm boa textura e rendimento, ficando portanto mais econômicos.



Se o carvão produz muito pó, é quebradiço e fica disforme, não é um produto de boa qualidade. Por isto, verifique na embalagem de que tipo de madeira é feito o carvão, verifique se os pedaços de carvão estavam realmente secos e eram grandes, e se ficar satisfeito anote a marca para uma próxima compra.


Churrasco : : :


-Ingredientes:



* 500g Carne

* 30g Sal Grosso

* 20g Manteiga (Opcional)

-Modo de Preparo:



Evite comprar carnes congeladas. Caso isso seja inevitável descongelar em temperatura ambiente por cerca de 12 horas. Nem pense em evitar comprar carne magra para satisfazer os chatos.



Não compre carnes se a gordura estiver de amarelo escuro. Isto é indicação de animal velho, ou seja, carne dura. No caso específico de costela, osso chato e grande é animal velho, enquanto ossos pequenos e arredondados são de novilho.



As costelas devem ser compradas em tiras de 8 a 10 cm de largura. Dê preferência as costelas centrais do animal.

O corte da carne deve ser feito no sentido transversal ao comprimento das fibras do músculo. Aparas de carne podem ser úteis para fazer brochetes - conhecido como xixo no Rio Grande do Sul - com cebola e pimentão.

Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe - sem exagero - sal grosso ou médio por toda a carne. A carne salgada bem antes de ser colocada para assar fica dura e seca.



O lado mais magro da carne deve estar virado para o fogo. Assim, não haverá perda de gordura. As costelas devem ser assados com o osso para baixo. Um bom combustível para o fogo é o osso do animal a ser assado. O melhor fogo é aquele em que se forma uma camada de cinza por cima do braseiro, impedindo a formação de labaredas.



A labareda jamais deve tocar na carne.Não fique mexendo no fogo. Mexa sempre na carne, levantando, baixando etc. Nada de jogar água sobre a brasa. O ideal, novamente, é levantar a carne. Conforme as labaredas vão diminuindo de tamanho, o assador pode optar em aproximar a

carne da brasa.

Não vire o saco de carvão direto sobre a grelha quando houver carne assando. Assim, pó e brasa serão levantados. Pegue os pedaços de carvão e com a mão coloque devagar no braseiro. Depois de pronta, a carne deve ser batida para soltar o sal grosso nela impregnada.


molhos
 
Molho de Madeira

-Ingredientes:



* 500 ml de caldo de carne

* 40 g de farinha de trigo

* 2 colheres de sopa de manteiga

* 1 colher (chá) de mostarda

* 70 ml de vinho madeira

* Sal a gosto





-Modo de Preparo:



1. Leve a manteiga ao fogo por no máximo 2 minutos (fogo brando), junte com a farinha e mexa bem até que fique dourada



2. Acrescente aos poucos o vinho madeira, o caldo de carne, o sal, a mostarda mexendo sempre até engrossar ligeiramente



3. Molho pode ser acompanhado com diversos tipos de carne.Comentários
 
Molho de alho
-Ingredientes:



* 1 Copo de leite (200 ml)

* 3 dentes de alho (grande)

* 1/2 Pimentão verde

* óleo

* sal a gosto





-Modo de Preparo:



1- Misture todos os ingredientes no liquidificador exceto o oleo e bata.



2- adicione o sal, em seguida coloque o oleo até endurecer, a quantidade de oleo fica a seu critério, quanto mais oleo mais ele endurece, para fazer

uma porção menor basta diminuir apenas o leite.

Molho Branco

-Ingredientes:



* 1 lata de creme de leite

* 500 ml de leite

* 1 colher (sopa) de farinha de trigo

* 2 colheres (sopa) de manteiga

* 1 colher (chá) de sal





-Modo de Preparo:



1. Leve o leite para aquecer (fogo brando)



2. Numa panela, derreta a margarina e a farinha de trigo, mexendo sempre até dourar.



3. Quando ficar com a consistência de massa, adicione o leite aos poucos, mexendo bem para não empelotar.



4. Acrescente o creme de leite e o sal. Misture tudo.



5. Aqueça o molho e retire do fogo antes de ferver. Se desejar, acrescente um pouco de noz moscada para dar um realce no sabor.
 
Como acender o Fogo


Imediatamente, antes de acender, coloque pedacinhos de gordura retirados da própria carne espalhandos sobre o carvão. Além de facilitar a propagação do fogo, pois a gordura vai derretendo e impreguinando no carvão, também funciona como propaganda do seu churrasco para a vizinhança, a fumaça vai ficar bem cheirosa.



Só coloque a carne sobre a cima do carvão quando o carvão estiver em brasa. Do contrário, o gás tóxico do carvão vai condenar o seu churrasco, causando asia e outros possíveis sintomas desagradáveis.



Quando a brasa estiver bem intensa, espalhe o carvão, nunca utilizando toda a churrasqueira, pois é aconcelhavel deixar uma parte da mesma sem chama, pra poder ter menos caloria para o joqueio no momento do preparo.



O tempo do preparo da brasa varia conforme o tipo de churrasqueira e material. Se é de latão ou alvenaria, com tijolo refrátario ou não, profundidade, abertura da boca (abertura frontal), área interna, etc.



Limpar a churrasqueira, para retirar possíveis cinzas úmidas do churrasco anterior. Então, colocar o carvão no canto da churrasqueira pois assim vai esquentar também a parede lateral da mesma.



Se acender com alcool, atenção: tem que ser o de 90º graus, pois o de 46º graus tem muita água e o fogo não vai pegar. Além disso, muito cuidado com a manipulação e a quntidade, coloque aproximadamente 150 ml de alcool em um copo e derrame o mesmo no centro do carvão que está dentro da churrasqueira.
 
DICAS:
 
Sal

Não use sal grosso úmido, pois ele faz com que a carne absorva muito mais o sal, comprometendo seu sabor. Para retirar a umidade do sal, basta aquecê-lo por alguns minutos em uma travessa no forno, mexendo constantemente até que fique seco.



Não se deve temperar a carne com sal grosso com muita antecedência pois a carne resseca. Para salgar a carne de forma correta, espalhe sal grosso em toda a superfície da carne. Quando a carne começar a transpirar significa que o sal está ficando bem aderido e entrando na carne (e não retirando o suco, como se imagina). Este é o momento certo de levá-la à churrasqueira. Antes, porém, você deve retirar todo o sal da mesma, esfregando a carne com as mãos. Com esta dica você raramente irá errar no sal.



Retirando o sal para servir

Para tirar o sal da carne, segure o espeto firmemente e bata a carne com as costas de uma faca. Faça isto longe do fogo, pois o sal pode estourar em seus olhos se a carne ainda estiver dentro da churrasqueira.

Hoje em dia existem vários tipos de tempero para a carne, porém a maioria acredita que o melhor ainda é usar apenas sal grosso. Para melhores resultados, separe os cubos mais grossos de sal dos mais finos, usando somente os mais grossos para temperar a carne. Não use sal refinado (sal de cozinha), pois o risco de salgar a carne em excesso é muito grande. Não é recomendado o uso de salmoura (mistura de água e sal refinado), pois a água muda o pH da carne e, juntamente com o sal fino, enrijece as fibras e endurece a carne.

1 comentários:

Anônimo disse...

adorei todas as dicas, realmente havia coisas que eu não sabia. valeu!